Como ficar em forma em 2012

23 jan

Começo de ano, aquela agitação, aquela vontade de estar em forma para o carnaval e para o resto do verão… Acho que todos temos essa vontade não? Então, é ai que entro: para ajudar você nesse objetivo.
Neste primeiro post, vou começar a dar algumas dicas para você, que quer perder peso, pois creio que é o que a maioria pretende mesmo, queimar aquela gordurinha, perder aqueles quilinhos a mais… Sei bem como é isso, já estive bem acima do peso, e sei como isso me afetava! Buscava informações sobre emagrecimento, via diversas reportagens, artigos, pesquisas, etc., e sempre acabava na mesma, sem resultado nenhum… Mas conforme adquiria informações, passei a descobrir as formas mais eficazes e verdadeiras. Pesquisando cada vez mais a fundo e colocando em prática o que lia, descobri o que realmente ajuda na perda de peso.
Antes de prosseguir, gostaria de deixar bem claro que não existe uma formula mágica para emagrecimento, nada que te faça entrar em forma do dia pra noite, até porque se existisse, não iríamos valorizar o nosso esforço em relação a isso… E é em cima desse conceito de emagrecer de modo saudável e definitivo que eu escreverei meus posts.Ficar em forma
Bom, agora vamos lá… Sei que o mais comum quando se trata de emagrecer é a expressão “fechar a boca”, mas ela está ERRADA, se você quer emagrecer de verdade, você tem que fazer seu corpo usar todos os recursos para isso, gastando o maior número de calorias possíveis e se você acredita que gastar calorias é ficar horas na esteira, esse é o lugar pra você, pois aqui você vai entender que vai muito além disso. Voltando ao ditado popular, vou explicar o porquê que ele é completamente errado.

Ficar em forma
Você, como eu, deve saber que o corpo é formado por diversos sistemas, como o sistema digestivo, sanguíneo, nervoso, etc., e tem algo que você também provavelmente sabe, que o corpo precisa de energia para se manter, certo? Então, o sistema digestivo gasta diversas calorias para digerir algo (mais do que em meia hora de caminhada na esteira), então algo muito importante, se não o mais importante na batalha pelo corpo dos sonhos é: coma.  Sim! Você não entendeu errado, falei para você comer… deve-se alimentar de 3 em 3 horas, fazendo assim com que não só o sistema digestivo, mas todos os sistemas funcionem em um ritmo acelerado sempre, fazendo o corpo por si só gastar muita energia (repare nas pessoas magras, muitas delas sempre estão comendo algo não? Isso faz parte do que deixa o organismo delas acelerado, mas em outro post falaremos sobre), tudo que você fizer para emagrecer, terá o intuito de estimular o organismo a trabalhar numa maior velocidade, pois assim ele queimará gordura.
As vantagens de comer regularmente de 3 em 3 horas (você pode variar de 2h e 30mins à 4h, não mais nem menos que isso!) não param por ai… Você provavelmente sente uma vontade de dormir após o almoço, uma moleza durante a tarde, não é? Isso é normal quando se passa períodos longos sem comer (vide que período longo é mais que 4h sem se alimentar), porém, ao comer em períodos  menores, você terá mais energia ao longo do dia, e provavelmente um humor muito melhor, afinal, ao ficar 5horas sem comer o seu corpo vai precisar de energia, e ele vai consumir não sua gordura, mas sim seus músculos, e o hormônio que consome os músculos te deixa com um mau humor daqueles… Não é para menos, consumir seus preciosos músculos, que ajudam na locomoção, na regulagem da temperatura corpórea, na sua postura, na sua estética e também na velocidade do metabolismo, pois cada quilograma de músculo faz com que o corpo gaste 100 calorias a mais por dia, não podia ser algo que passasse despercebido… Além disso, existem outras vantagens, pois seus hormônios estão sempre equilibrados, o que diminui, por exemplo, a chance de ter diabetes, e outras doenças do tipo.
Acho que te convenci a comer mais vezes por dia não? Agora sobre o que e quanto comer, nesse primeiro momento vou falar o básico, que é: coma o máximo de proteínas de qualidade possível, você encontra proteínas principalmente em peito de frango, amêndoas, castanhas, peixes, leite, queijo branco, leite, whey protein (discutiremos este em outro post também), entre outros alimentos… Sobre o quanto você deve comer, bom, primeiro se preocupe com a qualidade, depois com a quantidade, fora que ao comer aproximadamente 6 vezes por dia, você não vai aguentar comer 2kg de comida numa refeição…
Neste primeiro momento essa é a mensagem que quero passar, coma mais, tente também colocar uma proteína de qualidade em todas as suas refeições, se você não notar uma melhora na sua disposição na primeira semana, não precisa mais ler meus posts… Falo isso pois tenho CERTEZA que você notará.

Bom, por hoje é isso, até semana que vem!

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